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PERFIL CIEE

 

53 ANOS AO LADO DOS JOVENS
A trajetória de bons resultados é dimensionada pelo alto índice de efetivação de estagiários e aprendizes.


Dezesseis milhões de jovens encaminhados para estágio e mais de 313 mil beneficiados com programas de aprendizagem em milhares de empresas e órgãos públicos parceiros. Esse é o mais importante resultado que o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) conquistou ao longo de seus 53 anos de atividade, como uma organização não governamental (Ong), filantrópica e de assistência social.


Introduzido no País há mais de meio século pelo CIEE, o estágio é regido pela Lei 11.788, de 2008, e destina-se a complementar com a prática profissional o aprendizado escolar de estudantes dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior. Autorizado e supervisionado pela escola, é reconhecido como atividade pedagógica. Os estagiários atuam sob a supervisão de um profissional experiente e recebem, além de auxílio-transporte, entre outros benefícios concedidos a critério dos contratantes, bolsa-auxílio, que é fundamental para que milhares deles - principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade, prossigam os estudos e até auxiliem no orçamento familiar.


Contando atualmente com 73 mil jovens de 14 a 24 anos em formação profissional em todo o País, o Aprendiz Legal é outro relevante programa de inclusão social promovido pelo CIEE. O objetivo é preparar os jovens para o primeiro emprego, de acordo com a Lei 10.097/00, que obriga as empresas a contratar cotas de aprendizes. Para os jovens, o CIEE oferece benefícios adicionais gratuitos, tais como: apoio de assistentes sociais extensivo às famílias, uniforme, lanches, palestras, oficinas, passeios culturais, atividades esportivas. Para as organizações contratantes, o CIEE disponibiliza assessoria técnica e jurídica para assegurar a legalidade do contrato, instrutores especializados e salas de capacitação teórica, entre outras facilidades.


O CIEE é o agente de integração com a maior capilaridade do País, contando com mais de 350 pontos de atendimento em todo o Brasil. O atendimento e relacionamento com estudantes, aprendizes, instituições de ensino, empresas e órgãos públicos é totalmente informatizado. O CIEE conta, também, com equipes em todas as suas unidades aptas a prestar atendimento presencial sempre que demandado ou necessário.

 

PROGRAMA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Lançado em 1999, promoveu a contratação de mais de 12 mil pessoas com deficiência mental ou física para
estágio ou emprego efetivo em empresas que, mais do que cumprir a Lei das Cotas, abrem oportunidade de uma
vida digna para jovens que, superando obstáculos, se capacitam para exercer uma atividade produtiva.

 

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Senac oferece 30 vagas para pessoas com deficiência em cursos gratuitos no Recife
Aulas dos cursos de porteiro e vigia, assistente administrativo e operador de computador começam na segunda (24). Iniciativa faz parte do projeto Pessoas com Deficiência, que busca fomentar a inclusão social.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) recebe inscrições para 30 vagas distribuídas em três cursos gratuitos no projeto Pessoas com Deficiência. Há, ao todo, dez oportunidades para o curso de assistente administrativo, dez para operador de computador e outras dez para porteiro e vigia. As aulas começam na segunda-feira (24), no Senac Recife.
De acordo com a instituição, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão social, já que as turmas são mistas. No caso do curso para assistente administrativo, as aulas acontecem na Unidade de Educação Profissional Recife (UEP), localizada no número 20 da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio. Para se inscrever, é preciso ter pelo menos 15 anos e o ensino médio incompleto como grau mínimo de escolaridade.
As aulas do curso de porteiro e vigia acontecem na UEP localizada na Avenida Visconde de Suassuna, 500, em Santo Amaro, no Centro do Recife. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 18 anos completos e o ensino fundamental II incompleto como escolaridade mínima.
No caso do curso de operador de computador, as aulas ocorrem na Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação, situada no número 1593 da Avenida João de Barros, no Espinheiro, na Zona Norte da capital pernambucana. Os candidatos desse curso precisam ter, no mínimo, 15 anos e ensino fundamental II incompleto como grau mínimo de escolaridade.
Para se inscrever, os interessados precisam ir pessoalmente à Central de Atendimento, no número 500 da Avenida Visconde de Suassuna, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. No ato da inscrição, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Dúvidas podem ser solucionadas através do telefone (81) 3413-6728.
PERNAMBUCO

RECIFE
LINK: http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/senac-oferece-30-vagas-para-pessoas-com-deficiencia-em-tres-cursos-gratuitos.ghtml

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Sine de Porto Alegre oferece 102 vagas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS
Segunda edição do "Dia D" será realizada nesta quinta-feira (20). Confira as vagas disponíveis e saiba quais os documentos exigidos.
esta quinta-feira (20), das 9h até as 16h, o Sine de Porto Alegre promove a segunda edição do "Dia D". O evento é direcionado a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.
Mais de 100 vagas de emprego estarão sendo oferecidas, 50 delas para balconista de lanchonete (confira a lista completa abaixo). Os interessados devem comparecer à unidade do Sine da capital, na esquina das avenidas Mauá e Sepúlveda, no Centro Histórico, portando Carteira de Identidade e do Trabalho, além de comprovante de residência atualizado.
O "Dia D" irá se repetir mensalmente até novembro, sendo que no dia 22 de setembro será realizada uma rodada nacional do evento. Empresas interessadas em participar podem fazer contato com o Sine pelo seguinte número de telefone: 3289-4817.
Confira as vagas disponíveis
Operador de caixa – 10
Repositor de mercadorias – 10
Estoquista – 1
Auxiliar de linha de produção – 2
Lavador de carros – 1
Balconista de lanchonete – 50
Portaria – 5
Auxiliar de limpeza (moradores de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul) – 10
Atendente de nutrição – 1
Técnico de enfermagem – 1
Auxiliar de farmácia – 1
Atendente de lanchonete – 10
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/sine-de-porto-alegre-oferece-102-vagas-para-pessoas-com-deficiencia-e-reabilitados-do-inss.ghtml

 

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Projeto de lei facilita informações a pessoas com deficiência visual
Ass etiquetas deverão estar expostas em local de fácil acesso ao portador de deficiência visual, ou de seu acompanhante
A deputada Jananina Riva (PMDB) apresentou um projeto de lei que visa a facilitar a vida do deficiente visual, com a fixação de informações, em braile, nas gôndolas de padarias, supermercados, estabelecimentos comerciais e similares no Estado de Mato Grosso.

Caso seja sancionado pelo Executivo, as etiquetas deverão estar expostas em local de fácil acesso ao portador de deficiência visual, ou de seu acompanhante, contendo o nome dos produtos, quantidade e seu respectivo preço, grafados em braile.

A ideia agradou o deficiente visual Jair de Souza, de 27 anos, universitário.

Vitima de um acidente de trânsito aos 16 anos, teve como sequela a perda da visão. Após o ocorrido, teve que se adaptar a nova condição - ainda na adolescência.

Privado de enxergar, Jair lembrou que os primeiros cinco anos foram os mais difíceis, o que hoje ele atribui grande parte dos problemas que enfrentou à falta de estrutura do comércio.  

“Há quase 12 anos, não enxergo. Foi uma fase muito difícil, a gente só dá valor às coisas quando as perde. Eu nunca dei valor antes do acidente a minha visão, por exemplo. Na época, como adolescente, foi muito difícil. Mas mais difícil mesmo foi perceber que o mundo não está preparado para os  que necessitam de amparo seja da natureza que for”, declarou.

Jair hoje é independente, utiliza transporte coletivo, mora sozinho, cozinha e faz compras.

Segundo ele, o que mais o limita não é sua cegueira e sim a falta de "visão social" em prol da  acessibilidade.

“A gente não pode sair sem contar com a ajuda das pessoas. Por exemplo, se vou ao supermercado tenho que perguntar a sessão dos produtos. Alguns a gente sabe o que é pegando, pela embalagem, mas em relação aos preços temos que perguntar para as pessoas ou funcionários. Tudo que vem para facilitar nossa vida é de grande valia. Tomara que essa lei seja aprovada e outras  iniciativas como esss sejam apresentadas”, afirmou.

http://www.midianews.com.br/politica/projeto-de-lei-facilita-informacoes-a-pessoas-com-deficiencia-visual/301807

https://www.dgabc.com.br/Noticia/2758574/cidade-promove-passeio-voltado-a-inclusao-e-a-cidadania-na-capital

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Cidade promove passeio voltado à inclusão e à cidadania na Capital
Emoção e alegria. Apenas com estas duas palavras é possível resumir o sentimento que dominou as 32 pessoas que participaram ontem do primeiro passeio ao Memorial da Inclusão, na Capital, promovido pela Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) de São Caetano.

“Foi maravilhoso. É muito bom para as crianças ter essa oportunidade de ver o outro lado da deficiência delas, a parte linda. Nunca tinha vivido algo tão bacana. Vejo como salto à população de inclusão o fato de ter um lugar em homenagem a estas pessoas”, afirma Célia Rodrigues, 51 anos, mãe da Vitória, 13, que tem Síndrome de Down.

 

Na opinião do responsável pela Sedef, Cristiano de Freitas Gomes, visitar o memorial é mais do que um resgate histórico da luta das pessoas com deficiência. “Levar esse grupo para passeios assim também traz um pouco de cidadania, tanto para quem tem alguma deficiência quanto para pais e mães. Orientando, conscientizando e cada vez lutando mais por um mundo inclusivo. Esse é o papel da nossa Secretaria”, comenta.

Para Luiz Edegar Brito França, 9, a falta da inclusão não é um sofrimento no dia a dia, mesmo com as dificuldades em calçadas e estabelecimentos da cidade e o preconceito das pessoas que, segundo ele, olham com sentimento de dó.

Luiz perdeu os movimentos em acidente de carro quando tinha 2 anos. Atualmente, faz parte do balé adaptado, programa oferecido pelo governo e realizado na Escola Municipal de Bailado Laura Thomé. “A cadeira de rodas não me impede de fazer nada, fico muito bravo quando alguém fala ‘coitadinho’. Eu brinco, corro, caio, danço, como todas as pessoas. Sou igual a todo mundo. Se eu fosse falar alguma coisa para crianças que estão na mesma situação eu diria ‘não se importem com o que os outros dizem’”, incentiva o garoto.

Segundo Márcio Bustamante, 35, historiador do memorial, o grande problema envolvendo a deficiência é a falta de atenção a quem precisa. “O Estado tem a obrigação à memória. A gente preza para que o maior número possível de pessoas venha aqui para que um dia a gente não tenha mais que ter isso”, afirma.

“Gostamos muito. Acho que é bom no quesito de ampliar o conhecimento da inclusão. Mostrar para eles (crianças com deficiência) e para todas as outras pessoas da população que a dificuldade de um pode ser a ajuda de outro”, explica a cabeleireira e mãe de Luiz, Camila Lima de Brito, 35.

 

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Temos o prazer de apresentar Pedius, um aplicativo que permite às pessoas surdas fazerem chamadas telefônicas sem intermediários. Através do nosso aplicativo é possível ligar aos amigos, à família, marcar uma consulta médica ou solicitar a visita de um prestador de serviços.  

Quem o utilizar poderá simplesmente usar a sua própria voz durante toda a chamada, ou digitar uma mensagem que Pedius irá ler ao contato selecionado através de uma voz artificial.

O telefonema continua normalmente e em resposta, as palavras do interlocutor serão transformadas em texto e irão aparecer na tela do usuário como num chat normal.

Veja em baixo o vídeo em LIBRAS que mostra como funciona PEDIUS!

https://youtu.be/hGKvbIDLGOU

 

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ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA E A FISIOTERAPIA

 

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença de caráter degenerativo e de rápida progressão. Ela é é uma das principais doenças neurodegenerativas, ao lado das doenças de Parkinson e de Alzheimer.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa em que o sistema motor é tipicamente o primeiro e o mais drástico afetado. É a doença do neurônio motor mais comum em adultos. Embora reconhecida e caracterizada primeiramente por degeneração dos neurônios motores no córtex, tronco encefálico e medula espinhal. Sua causa é desconhecida. 

A fisiopatologia da doença caracteriza-se pela degeneração no neurônio motor superior (localizados no córtex motor) e inferior (localizados no tronco cerebral e na porção do corno anterior da medula espinhal). Com a progressão da doença ocorre à diminuição da força muscular, os músculos respiratórios, tronco, membros, cabeça e pescoço ficam comprometidos causando dependência funcional ao individuo acometido.

As características clínicas da ELA são bem visíveis ao logo da evolução, porém sua causa não é totalmente esclarecida. Inicialmente surge em um dos lados do corpo, quando evolui para os neurônios mais superiores afetam respiração e deglutição. É uma espécie de fraqueza muscular progressiva. Alguns experimentos têm permitido concluir a correlação da doença com algum fator genético e/ou com a exposição deste indivíduo a algum outro fator ou fatores para o desencadeamento do processo de degeneração do motoneurônio.

O tratamento fisioterapêutico abrange a fisioterapia motora na realização de alongamentos, exercíciosaeróbicos, conforto e órteses de adaptações promovendo a manutenção muscular e na parte respiratória uma ação preventiva melhorando a assim a capacidade pulmonar, melhora das trocas gasosas, manter a mobilidade da caixa torácica, equilíbrio muscular toraco abdominal e manter a força inspiratória e expiratória.

A morte é o único prognostico apontado pelos médicos que se deparam com o diagnóstico da Ela. Atualmente, uma abordagem multidisciplinar é preferível.

 

http://neurologia.facafisioterapia.net/2017/06/esclerose-lateral-amiotrofica-e.html

Fonte: Faça Fisioterapia

 

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